Ambiente de contingência: saiba por que sua empresa deve contar com esse tipo de serviço » Sion - People Center

Ambiente de contingência: saiba por que sua empresa deve contar com esse tipo de serviço

Plano de Continuidade de Negócios SION
Por Que a SION PEOPLE CENTER é o Parceiro Certo Para a Continuidade de Negócios?
3 de agosto de 2018
Consultoria em Continuidade de Negócios
Consultoria em Continuidade de Negócios: sua empresa preparada na hora da emergência
4 de setembro de 2018
Exibir tudo
Ambiente de Contingência

Ambiente de Contingência

Emergências podem acontecer a todo momento e sua empresa precisa estar preparada com Ambiente de Contingência!

Todos os dias, empresas de qualquer segmento estão expostas a riscos em suas atividades por conta de fatores externos ou internos que venham desestabilizar o funcionamento normal do seu negócio. No entanto, para muitas delas, ficar sem funcionar por um período considerável pode causar danos irreparáveis. Por isso, é essencial contar com um Ambiente de Contingência, serviço que integra um Plano de Continuidade de Negócios bem estruturado.

Mas, por que é tão importante ter um ambiente de contingência disponível?

Uma sala de contingência, também chamada de People Center ou Work Area Recovery Services, fará com que seu negócio, ou parte dele, continue funcionando em uma estrutura mínima para as operações mais importantes.

Dentro de um Planejamento de Continuidade de Negócios, os colaboradores essenciais, previamente instruídos e treinados, continuarão trabalhando mesmo após a emergência. Isso porque esse tipo de local conta normalmente com soluções personalizadas, fornecimento de energia elétrica ininterrupta, sistema de ar condicionado centralizado, controle de acesso biométrico, controle por câmeras, entre outros itens. Tudo que sua empresa necessita para não prejudicar a si mesma, seus funcionários e seus clientes durante o momento de crise.

Greve em um banco é um exemplo básico. Os gerentes que precisam trabalhar normalmente, com os sistemas e computadores, são realocados para uma sala de contingência em outro local. Ou seja, é uma solução externa já premeditada para os problemas internos.

Esteja preparado para minimizar danos

As informações são os principais ativos das organizações, e uma sala de contingência consegue assegurar a estabilidade e disponibilidade dos dados a qualquer tempo, inclusive em momentos de imprevistos. Assim, a empresa conseguirá administrar melhor a crise e diminuir as possíveis perdas.

Vale ressaltar também, que um impacto no ambiente de trabalho gera transtornos não só operacionais para a empresa, clientes e fornecedores, mas pode afetar severamente o setor financeiro.

Tenha a disposição uma infraestrutura completa e de fácil acesso

Como citado acima, a estrutura da sala de contingência é personalizável. A empresa pode escolher o tipo e o pacote que melhor se adapta ao negócio. Alguns deles são:

  • Posição de Contingência Compartilhada: empresas dividem o mesmo ambiente com posições prontas para uso (mesa, cadeira, computador, telefone e multifuncional), compartilhando com uma quantidade máxima de empresas por posição, separados por ramo de atuação e localização;
  • Posição de Contingência Dedicada: empresas compartilham o mesmo ambiente, tendo estações de trabalho exclusivas;
  • Ambiente dedicado: ambientes dedicados e customizados para uso 24×7 (24 horas por dia, 7 dias na semana).

Além de todas essas facilidades, o espaço a ser utilizado geralmente está estrategicamente instalado próximo às principais avenidas e com fácil acesso ao transporte público, como metrôs, trens e etc.

Entendeu a importância de contar com um Ambiente de Contingência e quer saber mais informações? Entre em contato com a SION e desfrute desse e de outros serviços que fazem parte do nosso Plano de Continuidade de Negócios!