Consultoria em Continuidade de Negócios: sua empresa preparada na hora da emergência » Sion - People Center

Consultoria em Continuidade de Negócios: sua empresa preparada na hora da emergência

Ambiente de Contingência
Ambiente de contingência: saiba por que sua empresa deve contar com esse tipo de serviço
4 de setembro de 2018

Conheça melhor a Consultoria em Continuidade de Negócios, serviço essencial para gerenciar momentos de crises e garantir o sucesso do seu negócio

Sua empresa está preparada para uma situação de interrupção do negócio, para momentos de crises ou desastres naturais? Se a resposta for não, você deve considerar a contratação de uma Consultoria Especializada em Continuidade de Negócios.

Mais conhecido como PCN, o Plano de Continuidade de Negócios é um conjunto de estratégias de ações preventivas, que garantem o pleno funcionamento dos serviços essenciais de uma empresa durante quaisquer tipos de falhas ou emergências. Sua implementação é realizada por meio de uma consultoria, que se divide em alguns passos. Separamos alguns deles para você entender melhor:

Iniciação do projeto

No princípio são feitas análises documentais, entrevistas e questionários com colaboradores, visitas físicas na empresa. Todo o plano de como serão desenvolvidas as fases da implantação do Plano de Continuidade de Negócios deve resultar em um documento. Assim que ele estiver pronto, o projeto será iniciado.

Análise de impacto do negócio (Business Impact Analysis – BIA)

Nessa segunda fase, a principal pergunta a ser respondida é: “o que de ruim pode vir a acontecer? ”. Ou seja, todas as ameaças, riscos e emergências são considerados de acordo com diversos fatores que envolvem o negócio.

Todo o tipo de vulnerabilidade será analisado para que haja um desenvolvimento de estratégias eficientes, que minimizem ao máximo os impactos negativos. O resultado é um relatório de análise de impacto, que deve descrever as ameaças específicas para a entidade no caso de uma interrupção do negócio.

Um item importante a ser destacado durante a consultoria, é que existe uma dependência entre os processos da organização e que alguns são mais cruciais que outros. Por isso, a manutenção desses processos será prioritária durante uma situação de contingência.

Além disso, os seguintes fatores também serão averiguados:

  • Tempo de indisponibilidade dos serviços tolerável
  • Tempo de recuperação objetivas
  • Impactos financeiros
  • Equipe mínima na crise

Definição das estratégias de continuidade

Como o nome informa, nesta etapa são escolhidas as estratégias a serem tomadas em caso de uma contingência, formando o escopo do projeto. Além disso, uma análise detalhada do custo-benefício de cada estratégia é realizada.

Desenvolvimento do PCN

Logo após todos esses estudos e apontamentos, o Plano de Continuidade de Negócios deve ser estruturado e desenvolvido em mais quatro etapas essenciais. São elas:

  • Plano de Gerenciamento de Crises: define funções e responsabilidades das pessoas ou equipes envolvidas com o acionamento das ações de contingência, antes, durante e após a ocorrência;
  • Plano de Recuperação de Desastres: determina o planejamento para que, uma vez controlada a contingência e passada a crise, a empresa retome seus níveis normais de operação;
  • Plano de Continuidade Operacional: seu objetivo é restabelecer o funcionamento dos principais ativos que suportam as operações de uma empresa, reduzindo o tempo de queda e os impactos provocados por um eventual incidente.
  • Plano de Contingência: este é o plano emergencial, que deve ser utilizado em último caso. Entra em cena quando todas as prevenções realizadas anteriormente tiverem falhado. O Plano de Contingência lista as ações mais imediatas, definidas previamente e personalizadas para cada empresa.

Treinamentos e Exercícios

Após essa definição, todo o planejamento irá conter de forma sistematizada as ações de contingência, que deverão ser executadas pelas equipes envolvidas, de acordo com as suas atribuições. Elas serão treinadas para que no momento da contingência estejam preparadas para fazerem o que necessitam e ajudar na redução de impactos.

Testes e Revisões

Para garantir que os planos estejam aptos a cumprir seus objetivos, testes periódicos ou extraordinários, avaliações dos resultados respectivos e revisões devem ser realizados caso necessário, sempre levando em conta a legislação e as regulamentações vigentes.

Essas são algumas etapas de uma Consultoria em Continuidade de Negócios, que farão sua empresa estar preparada para momentos de crise e emergência. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Entre em contato com a SION: https://sionpc.com.br/atendimento/