Plano de Continuidade de Negócios: Um Diferencial Competitivo

Plano de Continuidade de Negócios: Por Que este é um Diferencial Competitivo?

co-location
5 Vantagens de Trabalhar com o Co-location
20 de junho de 2018
Plano de Continuidade de Negócios SION
Por Que a SION PEOPLE CENTER é o Parceiro Certo Para a Continuidade de Negócios?
3 de agosto de 2018

Conheça algumas razões que mostram que ter um Plano de Continuidade de Negócios em situações de emergência fará você ter uma melhor imagem no mercado

Emergências, desastres naturais, falhas e outros tipos de contingências são, na maioria das vezes, imprevisíveis, no entanto, elas não precisam prejudicar sua empresa. Um Plano de Continuidade de Negócios bem estruturado garante que uma organização recupere ou continue funcionando em caso de interrupção das operações normais.

E apesar de muitas pessoas acreditarem que esse tipo de planejamento serve apenas para contornar situações emergenciais, um Plano de Contingência proporciona muitos outros benefícios, sendo um diferencial competitivo no mercado.

Listamos alguns exemplos que farão você visualizar melhor algumas vantagens e considerar investir em um.

Atender as exigências, normas e órgãos reguladores

Para alguns setores de atividade, a adoção de uma continuidade de negócios é um requisito regulatório que deve ser elaborado dentro de normas e especificações do tipo de negócio. O cumprimento de tal exigência evita além dos transtornos de não se ter um planejamento bem elaborado, os riscos de sofrer sanções econômicas.

Empresas que seguem normas de TI, por exemplo, como a ISO/IEC 38500 e ISO/IEC 20000 ou frameworks (ITIL v3 e COBIT) devem contar com um Planejamento de Continuidade de Negócios que proteja todos os departamentos de acordo com a gravidade do risco oferecido por cada ameaça.

Proporcionar mais segurança para o acionista e investidor

Negócios que têm capital aberto também devem ter um Plano de Contingência. Acionistas, investidores e demais partes interessadas necessitam, cada vez mais, não só de um diagnóstico sobre a conformidade da estrutura de gerenciamento de riscos implementada nas suas organizações, como também precisam saber se essas instituições possuem uma estrutura para gerenciar especificamente o risco operacional de interrupção de suas atividades.

Assim, elas terão certeza de que o negócio em que querem investir é capaz de resistir aos efeitos de um incidente e de retomar, em tempo hábil, à normalidade dessas operações, sem grandes perdas financeiras.

Estar um passo à frente dos concorrentes

A continuidade de negócios comprovada fornece uma vantagem competitiva significativa. Ele mostra evidências para clientes potenciais e existentes de que, como fornecedor ou prestador de serviços, você está apto a passar por contingências sem sofrer impactos negativos.

Além disso, ele garante o fluxo contínuo de suprimentos e serviços para os clientes, que, apesar de anos de lealdade, poderiam procurar por concorrentes em momentos de crise e não mais regressar.

Mostrar a preocupação com o colaborador

O treinamento e a conscientização de todos os colaboradores são peças fundamentais em um Plano de Continuidade de Negócios. Mais do que estarem capacitados para trabalhar, mesmo quando incidentes não previstos ocorrem, eles saberão o que fazer e estarão seguros em situações mais complicadas, como as de risco.

E aí, ficou convencido dos benefícios em como um Plano de Continuidade de Negócios pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado? Agora é só entrar em contato com a SION e começar a planejar o seu!